sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Modelo de Cor

Pixel  (aglutinação de Picture e Element) é o menor elemento num dispositivo de exibição, ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixeis formam a imagem inteira.




Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.
A resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos, por exemplo, linhas por milímetro ou linhas por polegada, ou ao tamanho total de uma figura, linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão.Quanto maior a resolução maior será o tamanho do ficheiro.



Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmapped. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.



Modelo RGB

O Modelo RGB, é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como o Modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1), e a cor preta corresponde à ausência das três cores primárias (0,0,0).



Modelo CMYK

O Modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (k) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.



Modelo HSV

O Modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos. Isto é, os artistas plásticos para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação.




Modelo YUV

O Modelo YUV guarda a informação de luminância (quociente da intensidade luminosa emitida por uma superfície, pela área aparente dessa superfície, para um observador afastado) separada da informação de crominância (componente do sinal de vídeo que contém as informações relativas ao valor das cores) ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
O modelo YUV é adequado para televisões a cores e para sinais de vídeo.





1 comentário: