sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Representação digital da informação

- Grandezas informáticas
A menor unidade de informação que pode ser armazenada é designada por bit. Os bits são agrupados de modo a que seja possível a apresentação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais ou outros tipos de dados do sistema informático. As unidades e respetivas conversões estão expostas na seguinte tabela:
- Numeração Binária:

A Representação digital, ou binária, da Informação, é uma característica importante do sistema multimédia, dado que os meios dinâmicos e estáticos são representados digitalmente para poderem ser combinados numa aplicação multimédia. Os sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário.
O sistema numérico binário, ou de base dois, é um sistema de numeração que se baseia apenas em dois dígitos: 0 e 1
Toda a informação armazenada nos sistemas informáticos encontra-se codificada sob a forma de dígitos binários tal como processadores e outros circuitos digitais. 

Conversão de um número decimal para binário:
Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o número binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima.
Nota: O quociente da última divisão (1) é incluído no número binário.

Conversão de um número binário para decimal:
Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema binário, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita, ou seja, a base do último bit que aparece à direita é elevado a 0, a base do bit que aparece imediatamente à esquerda é elevado a 1 e assim sucessivamente, até ao primeiro bit do número binário. Para se obter o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.


- Conversão de um sinal analógico em digital: amostragem, quantização e codificação:

O sinal analógico é um tipo de sinal que varia continuamente em função do tempo. Por outro lado, o sinal digital assume um conjunto finito de valores discretos no tempo. Para transmitir sinais analógicos, tais como sinais de áudio e vídeo, de maneira digital,  esses precisam ser convertidos de uma forma para outra. Este processo é chamado de conversão analógico/digital, sendo composto por 
três etapas: amostragem, quantização e codificação.

● Amostragem: Etapa em que o sinal analógico será retido num valor fixo por um período de tempo.
● Quantização: Os pulsos do sinal serão arredondados para níveis de quantização;
● Codificação: Cada nível receberá um código binário.



Sem comentários:

Enviar um comentário