As imagens do tipo bitmap são conjunto de pontos (pixeis) contidos num quadro, cada um destes pontos possuindo um ou vários valores que descrevem a sua cor.
BMP: Um ficheiro BMP é um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a um suporte indexado.
GIF: é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.
JPEG: é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite escolher o tamanho de armazenamento e o seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão perceptível com pouca
perda na qualidade da imagem.
PDF: é um formato de arquivo que representa documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.
PNG: é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.
Esse formato livre
tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.
Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares
TIFF: O TIFF é um formato de arquivo para imagens digitais. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript
, porém agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.